O Cariri hoje conta com 87 cozinhas solidárias funcionando e produzindo 8.700 refeições com alto teor nutricional, diariamente
Nesta quarta-feira (18) foi a vez das cozinheiras das unidades dos municípios de Várzea Alegre, Granjeiro e Farias Brito, junto com coordenadores, técnicos, colaboradores e parceiros, comemorarem 1 ano de ação do programa Ceará Sem Fome no Cariri.
A solenidade aconteceu no período da manhã, na sede da Secretaria de Ação Social de Várzea Alegre, com a presença do prefeito Zé Elder, do deputado estadual Pedro Lobo (PT), Pedro Roque (sub secretário de Assistência Social e vice-presidente do COMSEA), Dra. Syene (Secretária de Assistência Social do município), Claudia Penha ( Secretária de Assistência Social de Farias Brito), Dra. Angelita (secretária de Saúde de Várzea Alegre),
Simone (coordenadora Financeira do Ceará Sem Fome no Cariri)
Nadyegida Pereira ( Nutricionista e coordenadora do programa na região), técnicos e colaboradores do Instituto Flor do Piqui, Nádia Caline Silva (assessora técnica da SDA estadual e fiscal do programa Ceará Sem Fome.
O prefeito Zé Elder afirmou que um ano do programa Ceará Sem Fome é para ser celebrado dada a sua importância social. Ele agradeceu e enalteceu a sensibilidade do governador Elmano de Freitas e da primeira-dama do Ceará, Lia de Freitas e ressaltou a importante atuação do deputado estadual Pedro Lobo, pela defesa do programa e a articulação para intensificar a distribuição das cozinhas em várias cidades do Cariri.
Pedro Lobo, parceiro do programa desde o início, quando apresentou à Lia de Freitas ideias que serviram para formatar a ação de combate à fome, à insegurança alimentar e à desnutrição, hoje modelo para o Brasil, atua através dos seus mandatos viabilizando ações, bem como propondo e articulando projetos e políticas públicas que alcancem as famílias mais necessitadas, que vivem em situação de vulnerabilidade social, de baixa renda, a classe trabalhadora e empreendedora.
Pedro destacou em sua fala, que o Ceará Sem Fome não tem apenas o objetivo de combater a desnutrição e a insegurança alimentar, que já é muito importante, mas o programa tem o propósito de resgatar e florescer nos seus beneficiários, a esperança de vida com dignidade e mais qualidade.
O parlamentar disse que vai continuar trabalhando junto ao Governo do Estado para ampliar a quantidade de cozinhas no Cariri
O Cartão Ceará Sem Fome, as ações de qualificação profissional e isenção no mercado de trabalho são outras importantes ações do programa, ressaltou Pedro Lobo.
A programação ainda contou com palestras, sorteio de brindes, distribuição de cestas com frutas e não podia faltar o corte do bolo com o hino dos parabéns.
Viva o Ceará Sem Fome !!!
Cozinhas que funcionam no Cariri: 87
Crato: 21 cozinhas
Juazeiro: 26 cozinhas
Barbalha: 10 cozinhas
Várzea Alegre: 08 cozinhas
Farias Brito: 08 cozinhas
Granjeiro: 03 cozinhas
Caririaçu: 03 cozinhas
Missão Velha: 03 cozinhas
Jardim: 03 cozinhas
Abaiara: 02 cozinhas
Fonte: ASCOM/Pedro Lobo
Foto: Rick Montèsir
Comments